Integração com o WhatsApp Oficial
Tipos de Mensagens
Abaixo você encontrará um resumo dos tipos de mensagens:
As mensagens de modelo são mensagens predefinidas que as empresas podem usar para enviar comunicações iniciadas ativamente por elas. Elas devem ser aprovadas pela plataforma (Meta) antes de serem enviadas. Essas mensagens são usadas para notificações, atualizações e outras mensagens que não são de resposta direta a uma interação do usuário.
Templates podem ser de: Marketing; Authentication; Utility. A Meta pode escolher mudar o tipo de uma mensagem template cadastrada caso sinta necessidade e esta mudança seja permitida no momento do cadastro. Caso não seja permitida e a Meta entenda que aquela mensagem não se encaixa na categoria selecionada, ela pode não aprovar o template.
Obs: No Portal Elevar só é permitido o cadastro de templates de Marketing ou Utility, mas a Elevar não se responsabiliza por mudanças do tipo de template realizadas pela Meta. As cobranças variam de acordo com o tipo de template.
Templates devem seguir regras de conformidade e podem ser usadas para:
Notificações de envio de pedidos;
Lembretes de compromissos;
Atualizações de status de entrega.
As conversas de marketing são um tipo de Template em que as empresas se comunicam com os usuários para promover produtos, serviços ou outras iniciativas de marketing. Esse tipo de mensagem é normalmente usado para campanhas publicitárias, promoções ou ofertas especiais. No entanto, as mensagens de marketing podem ser mais personalizadas e interativas, permitindo que os usuários se envolvam com a empresa, como clicar em links ou responder a chamadas para ação. Exemplos incluem:
Promoções especiais;
Ofertas de novos produtos;
Envio de cupons de desconto.
As conversas de autenticação são um tipo de Template usadas para autenticar ou verificar a identidade de um usuário. Elas geralmente envolvem o envio de códigos de segurança temporários, como um OTP (One-Time Password, ou Senha de Uso Único), para garantir que a pessoa que está interagindo com o serviço é quem ela diz ser. Exemplos incluem:
Envio de código OTP para login;
Verificação de identidade durante o processo de cadastro.
As conversas de utilidade são um tipo de Template que fornece informações práticas ou ajudam o usuário a realizar ações específicas que são essenciais para o serviço. Exemplos incluem:
Verificação de saldo ou status de pedido;
Consulta de horários de funcionamento;
Envio de informações sobre o status de um serviço ou solicitação.
As conversas de serviço são interações que envolvem a prestação de um serviço ao usuário. Esse tipo de conversa tem foco em fornecer suporte ou resolver problemas específicos dos clientes. As mensagens podem envolver ajuda relacionada ao atendimento ao cliente, mudanças em contas, ou qualquer outro serviço personalizado. Exemplos incluem:
Suporte ao cliente;
Alterações no pedido ou reserva;
Atualizações sobre o status de serviços específicos (exemplo: viagens, consultas médicas).
As mensagens de seção são aquelas enviadas durante uma "sessão de conversa", ou seja, dentro de um período de 24 horas após a última interação do usuário com a empresa. A comunicação dentro dessa janela de 24 horas é mais flexível, sem a necessidade de usar modelos de mensagem previamente aprovados. Durante essa janela, as empresas podem enviar mensagens interativas e personalizadas, como:
Respostas a perguntas de clientes;
Acompanhamento de questões resolvidas ou não resolvidas.
Essas conversas podem ser em resposta a uma dúvida, um problema ou qualquer outra solicitação do usuário.