Como integrar com o Google Shopping

Como integrar com o Google Shopping

A presença online de um negócio tornou-se vital nos dias de hoje, e uma maneira eficaz de alcançar um público mais amplo é através do Google Shopping. Esta plataforma oferece uma vitrine virtual para produtos, permitindo que os consumidores pesquisem e comparem itens antes de tomar decisões de compra.

Criando uma conta no Google Merchant

  1. Acesse o Google Merchant e clique em Inscreva-se gratuitamente.
  2. Siga os passos que aparecerem na tela.
    1. Em "Você vende produtos on-line?" selecione a opção Sim e preencha o campo com o link do seu e-commerce.
    2. Responda a pergunta logo abaixo e clique em Continuar.
  3. Na próxima tela, clique em Continuar no Merchant Center.
  4. Preencha o nome da sua empresa e seleciona o país.
  5. Clique no botão Continuar no Merchant Center.
  6. Sua conta está criada, para continuar e usar o Merchant Center, feche o pop-up que aparecer na sua tela clicando no botão Vamos começar.
Antes de iniciar o processo de integração com o Google Shopping, é necessário verificar a propriedade do seu site. Isso garante que você tenha controle sobre o conteúdo exibido na plataforma. Siga os passos abaixo para realizar a verificação. Caso você já tenho feito a verificação, pule para a seção de integração dos produtos clicando aqui.

Verificação do site

  1. Dentro do Merchant Center, na aba Visão geral, clique em Confirmar no local indicado na imagem
  2. Em seguida, escolha a forma de verificação Adicionar uma tag HTML ao arquivo.
  3. Logo abaixo, deixe a opção Adicionar uma tag HTML selecionada.
  4. Copie a meta name e content, essas duas informações deverão ser inseridas no seu site.
    1. Atenção! Copie apenas o trecho indicado na imagem abaixo
      1. Para copiar o meta name, não copie as aspas, apenas google-site-verification.
      2. Para o content, copie apenas o código sem as aspas
Devemos inserir essa tag dentro do portal elevar, para isso, siga os seguintes passos:
  1. Dentro do portal, acesse Configurações > Códigos Externos.
  2. Em Google Site Verification (Meta tag), cole os códigos copiados anteriormente nos campos respectivos
  3. Clique em Salvar.
Por fim, na aba do Google Merchant Center, clique em Verifique sua loja on-line.

Sobre a verificação automática da loja on-line

Se o Google já tiver as informações necessárias para verificar sua loja on-line, por exemplo, se você usar outros produtos do Google no site, como o Google Analytics, a verificação será feita de forma automática. Nesse caso, você vai receber uma notificação no Merchant Center informando que a loja on-line foi verificada automaticamente durante o processo de configuração da conta, depois de inserir o endereço.


Como integrar os meus produtos ao Merchant Center

Essa integração ocorrerá através de um link de arquivo XML que será obtido dentro do portal Elevar. Para obter esse link, siga os seguintes passos:
  1. Dentro do Portal Elevar, acesse na barra lateral o menu Configurações > Parametrizações
  2. Copie o link do arquivo XML
Com o link do arquivo em mãos, vamos voltar para o Merchant Center.
  1. Dentro do Google Merchant Center, na aba Produtos clique em Adicionar produtos
  2. Deixe a opção Adicionar produtos com um arquivo selecionada.
  3. Com a opção Insira um link para o arquivo selecionada, cole o link no campo indicado
  4. Clique em Continuar.
    1. Caso o botão Continuar esteja desabilitado, verifique se o país está selecionado.
    2. Caso não esteja, selecione Brasil e prossiga.
Todas as etapas para integrar seus produtos com o Google Shopping foram concluídas.
Para verificar se seus produtos foram aprovados e estão sendo exibidos nas listagens gratuitas do Google Shopping, acesse Produtos e vá na aba Requer atenção. Lá você poderá conferir se existem inconsistências nos seus produtos e como corrirgir os problemas.

    • Related Articles

    • Como criar acionadores no Google Tag Manager

      Sobre os acionadores As tags são disparadas em resposta a eventos. No Gerenciador de tags do Google, um acionador analisa sua página da Web ou app para dispositivos móveis em busca de determinados tipos de evento, como envios de formulário, cliques ...
    • Como instalar o Gerenciador de tags

      Com o Gerenciador de tags do Google, é possível configurar e gerenciar tags de várias plataformas. O que é uma tag? As tags são trechos de código disponibilizados por provedores de análise, marketing e suporte para ajudar a integrar os produtos deles ...
    • Como configurar o Vinculador de Conversões do Google

      Para criar uma tag do Vinculador de conversões, siga estas etapas: Abra o Gerenciador de tags do Google. Abra o contêiner que você quer configurar. Clique em Tags Nova. Clique em Configuração da tag e selecione Vinculador de conversões. Selecione o ...
    • Como configurar as Conversões do Google Ads

      Caso esteja sendo feito a configuração da tag de acompanhamento do google ads pela primeira vez, é necessário configurar o vinculador de conversões antes de prosseguir. Para configurar a medição de conversões do Google Ads, é necessário inserir o ID ...
    • Como configurar o Google Analytics 4

      A primeira etapa é configurar uma conta do Google Analytics, a menos que você já tenha uma. Se você não quiser criar uma conta separada para esse site e/ou app, pule para a etapa Criar uma propriedade. Por exemplo, é melhor criar outra conta para um ...